Busca:

Dólar sobe em meio a expectativa de intervenção do BC


O dólar operava em alta nesta quinta-feira, com os investidores apreensivos sobre possíveis novas intervenções do Banco Central. O mercado de câmbio vê ainda um movimento de realização de lucros, após as seguidas quedas da divisa norte-americana.

DOL4

Às 10h50 (horário de Brasília), o dólar era negociado a 1,7252 real para venda, em alta de 0,43 por cento . Segundo o operador de câmbio da Interbolsa do Brasil Ovidio Soares, os investidores estão esperando para ver se o BC irá entrar no mercado de câmbio nas próximas horas, e se isso não acontecer, eles podem voltar a puxar a cotação da divisa para baixo. “O mercado está apreensivo que a qualquer momento o BC pode entrar (no mercado)”, afirmou.

No início da tarde de quarta-feira, o BC anunciou um leilão de compra de dólares a termo, o segundo desse tipo desde que voltou a atuar no mercado, na última sexta-feira. Entretanto, a operação não teve impacto na cotação da divisa, que fechou negociada a 1,7178 real para venda, em queda de 0,38 por cento.

“A operação a termo não tem intenção de influenciar a cotação do dólar no dia e nem deve ter”, disse Soares. Segundo ele, o BC compra dólares para uma determinada data por saber antecipadamente que haverá uma entrada forte de dólares naquele dia. O operador acredita, no entanto, que além de compras de dólares a termo e à vista, o Banco Central pode entrar com medidas mais contundentes, como um novo ajuste no Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) nas operações com derivativos cambais.

Apesar dessas possibilidades, Soares espera que a tendência da divisa norte-americana continue sendo de baixa, haja vista a série de quedas da moeda. No ano até a última sessão, o dólar acumula desvalorização de 8,07 por cento.

“O Brasil continua um imã para investimento, pois está muito bem economicamente e mundialmente”, afirmou o operador. Notícias do exterior também podem influenciar a sessão desta quinta-feira, uma vez que os líderes gregos ainda não chegaram a um acordo sobre medidas de reforma e austeridade, necessárias para o país receber um novo pacote de resgate. Espera-se ainda a divulgação dos novos pedidos de auxílio-desemprego e dos estoques de atacado nos Estados Unidos.

Em relação a uma cesta de moedas, o dólar rondava a estabilidade, com variação positiva de 0,02 por cento, enquanto o euro perdia 0,08 por cento, cotado a 1,3249 dólar.

Nas bolsas de valores, o índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 subia 0,39 por cento e os índices futuros norte-americanos apontavam para uma abertura no vermelho em Nova York.

Post Relacionados

Sem comentários

RSS de comentários. TrackBack URI

Deixe um comentário

XHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Condiciones de uso de los contenidos | Responsabilidad

| Canal Brasil