INCLUDES_HEADER
Busca:
BANNER_TOP_960

Mercado de divisas


¿O que é uma divisa?

As divisas são meios de pagamento nomeados em moeda estrangeira e mantidos pelos residentes de um país (não só notas de curso legal estrangeiros). Por exemplo:

* Os depósitos bancários nomeados em moeda estrangeira em uma instituição financeira (com os que operam perante transferências).

* Os documentos que dão direito a dispor destes depósitos sem nenhum tipo de restrição (cheques, talões, cartões de credito, etc…)

* As notas ou moeda estrangeira por si mesma

Visto que esta definição e um pouco abstrata vale a pena nomear alguns exemplos sobre o que são divisas e o que não.

Um exemplo de divisa e o cheque de viagem (traveler check) no qual e aplicada uma taxa ou preço da divisa na hora de torna-lo dinheiro vivo, ou um cheque numa conta corrente de um país diferente do proprietário.

Assim, não se consideram divisas por exemplo, as letras de cambio, ou pagares emitidos por não residentes (são instrumentos de crédito), as ações, obrigações ou outros ativos financeiros (mesmo que se emitam em moeda estrangeira).

Classificação das divisas

Existe uma classificação de divisas atendendo a sua situação no mercado.

Conhece-se como divisa convertível aquela que pode ser trocada livremente por outra divisa, e seu preço vem determinado pelo mercado.

No outro extremo, temos as divisas não covnertiveis (ou divisas bilaterais), aquelas que estão sob restrições e os preços são estabelecidos pelo Governo.

Como exemplo de divisas convertíveis se tem: o Euro, o Dólar, o Yen, etc…, que são as mais utilizadas em teoria. Como seu preço vem determinado pelo mercado, poderemos aceder a elas mais facilmente. Um exemplo de divisa não convertível pode ser o Naira da Nigéria.

¿O que são os mercados de divisas?

Os mercados de divisas são emprazamentos nos que se trocam as diferentes moedas nacionais (meios de pago em geral) e se fixam preços de troca. A razão da existência deste tipo de mercados são as operações de cambio derivadas do comercio internacional e os movimentos dos mercados financeiros internacionais.

O preço fixado neste tipo de mercados e o que se conhece como tipo de cambio, quer dizer, a quantidade de moeda de um país que temos de entregar para obter um determinado montante de moedas de outro país.

Características

O Forex se caracteriza por:

a) E o mercado mais grande do mundo em volume de transações diárias.

b) A liquidez extrema do mercado

c) E muito volátil e seus participantes tem poucas possibilidades de manipulação do mercado.

d) O tempo em que se desenvolvem as operações são as 24 horas do dia (menos nos finais de semana)

f) Sua dispersão geográfica. Os principais centros de negociação são: London Stock Exchange (Bolsa de Valores de Londres), New York Stock Exchange, (Bolsa de Valores de Nova Iorque) e Tokyo Stock Exchange, (Bolsa de Valores de Tokio).

CODIGO_ADSENSE_200x90

Post Relacionados

Sem comentários

RSS de comentários. TrackBack URI

Deixe um comentário

XHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

ANALYTICS_CODE