INCLUDES_HEADER
Busca:
BANNER_TOP_960

Moeda Real


A moeda corrente no Brasil desde 1994 é o real. Implantado no mandato do presidente Itamar Franco e após sucessivas trocas monetárias, constituiu uma moeda estável para o país. Surgido de uma instabilidade econômica, com grande descontrole da inflação, depositou-se no real a confiança de um novo plano econômico e a esperança de que fosse uma moeda mais forte. O nome “real”, que coincide com o nome da primeira moeda do Brasil (plural: réis), e o sentido atribuído foi o ideal de realidade e valor.

No inicio, o valor do real foi similar ao valor do dólar norte-americano, baseado em um modelo de câmbio semi-fixo, com margens definidos previamente para que o valor da moeda flutuasse.

O Governo estava comprometido a vender ou comprar dólares para forçar a queda da cotação e evitar a perda do valor da moeda. Surprendentemente, após de ser lançado, o real conseguiu se valorizar e no final de 1994 e início de 1995, chegou a valer 1,20 USD.

As crises financeiras da Ásia e Argentina, e a quebra da Rússia, levaram ao Banco Central do Brasil a deixar o câmbio flutuar livremente em 1999. A desvalorização do real no começo desse ano (de 1,2 : 1 para quase 2,0 : 1) marcou o fim da previsibilidade do câmbio. Até 2003 o câmbio evoluiu de maneira irregular, no sentido de desvalorização, atingindo a cotação mínima de 3,9 R$ : 1 USD no final de 2002. Em 2006 a tendência se inverteu e o câmbio foi de 2,2 : 1. Desde essa época o câmbio tem flutuado aproximadamente de 2 reais para 1 dólar.

Outras moedas do Brasil foram: réis, cruzeiro, cruzeiro novo, cruzado, cruzado novo, novamente cruzeiro e cruzeiro real.

Convertidor de monedas – por Forex Pros.es

CODIGO_ADSENSE_200x90

Post Relacionados

3 Comentários

RSS de comentários.

  1. […] da Fazenda. Recebe a competência de três instituições diferentes: a Superintendência da Moeda e do Crédito (SUMOC), o Banco do Brasil (BB) e o Tesouro […]

    Pingback por Bancos do Brasil — 6 de setembro de 2011 #

  2. […] moeda brasileira fechou o dia financeiro da quarta-feira com sua terceira valorização consecutiva após registrar […]

    Pingback por Dólar no Brasil hoje, valorizado e competindo forte no mercado internacional — 29 de outubro de 2011 #

  3. […] que a libra esterlina tinha um preço demasiado alto em comparação ao Dólar, e queria vender a moeda e logo depois que o preço volta-se a diminuir, voltaria a comprar para reembolsar o banco, […]

    Pingback por Origens do Mercado Cambial — 31 de outubro de 2011 #

Comentários encerrados

ANALYTICS_CODE